QUATRO SÉCULOS ANTES DE CRISTO!

                                 QUATRO SÉCULOS ANTES DE CRISTO!

   No meu livro REVOLUÇÃO CULTURAL, publicado no início de 2016, repeti o título TAIS HOMENS, TAIS ESTADOS, já utilizados por mim há mais de quarenta anos, no extinto jornal FOLHA NOVA.

   HÁ QUATRO SÉCULOS PLATÃO DISSE: TAIS HOMENS, TAIS ESTADOS. O QUE QUER DIZER TAIS HOMENS, TAIS GOVERNOS, TAIS CONGRESSOS E TAIS JUSTIÇAS.

   REALMENTE, SE SÃO PÉSSIMOS OS HOMENS, COMO SERÃO ÓTIMOS OS GOVERNOS, OS CONGRESSOS E A JUSTIÇA ? ISTO É, OS PODERES EXECUTIVO, LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO?

   Palavras atualíssimas, como se vê pelo Brasil atual.

   Qualquer cidadão brasileiro, com cinquenta anos de cidadania, tem o direito de clamar pela revolução cultural, isso porque em tudo o que olha é gritante o imperativo das reformas. Na educação, na saúde, na segurança, na economia, na política, na legislação, na Justiça. Em todos os noticiários há tantas denúncias, tantas exasperações, tantos "bastas", tantas tragédias abissais, tantas exortações à indignação, que é lícito concluir estar o Brasil precisando de algo mais. O quê? Essa é a pergunta à qual respondo no livro com que comemoro cinquenta anos de advocacia. HÁ MUITAS REFORMAS A FAZER, MAS ACONTECE QUE NÃO É POSSÍVEL FAZER TANTAS, AINDA QUE EMERGENCIAIS, ATRAVÉS DOS ATUAIS POLÍTICOS DO BRASIL.

  ESTOU COM PLATÃO: "TAIS HOMENS, TAIS ESTADOS". FAZER TANTAS REFORMAS E MUDAR O BRASIL SEM MUDAR SEUS HOMENS É IMPOSSÍVEL. POR ISSO É QUE NENHUMA VERDADEIRA REFORMA SALVADORA É FEITA. OS POLÍTICOS NÃO DEIXAM. Mas é o brasileiro quem elege esses políticos. Assim, não há como fugir da verdade: tais eleitores, tais políticos. Tais políticos, tal democracia. Conclusão? Só a reforma dos cidadãos produzirá uma real evolução. Daí? Salvação, só mesmo com a REVOLUÇÃO CULTURAL, no bom sentido. Sem lágrimas e sem sangue. A revolução cultural, capaz de salvar milhões de vidas. Salvá-las dos mil e um males do país. Só ela produzirá cidadãos capazes de eleger políticos honestos e competentes, essa estirpe em tão espantosa extinção. SÓ ELA PRODUZIRÁ OS NEOPOLÍTICOS, para ao menos serem maioria absoluta no exercício dos três poderes do Estado, invertendo a realidade atual. AÍ, ENTÃO, OS NEOCIDADÃOS PRODUZIRÃO OS NEOPOLÍTICOS.

   SÓ ELA: A MÃE DE TODAS AS REFORMAS.

   Mas o Brasil não quer fazer a revolução cultural? Pois que a faça em si cada brasileiro, dos que estão conscientes da crua e concreta realidade do país. Como eu já estou fazendo. E como já estão fazendo muitos amigos do facebook. São, talvez até sem saber que são, VANGUARDAS DA REVOLUÇÃO CULTURAL.

   No dia em que as palavras TRÊS PODERES forem lidas pelos cidadãos como TRÊS DEVERES, poder-se-á dar como gloriosa a revolução cultural, no segmento social da política.

   - Quais são os três poderes do Estado? - Indagarão os professores da então restabelecida Educação Moral de Cívica.

    - DEVER EXECUTIVO, DEVER LEGISLATIVO E DEVER JUDICIÁRIO! - GRITARÃO OS JOVENS ESTUDANTES. OS JOVENS ESTUDANTES DO NOVO BRASIL, UMA DAS TRÊS MAIORES POTÊNCIAS CULTURAIS, POLÍTICAS E ECONÔMICAS DO MUNDO.

                                    ________________________________

RUA GORGULHO, 50, CENTRO - CARMO DE MINAS/MG
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora